Procedimentos para Consultoria de MPE

Procedimentos para Consultoria de MPE

Quando falamos em consultoria para Micro e Pequenas Empresas, notamos alguns pontos que a diferencia da consultoria para grandes empresas. Isso ocorre justamente por se tratar de empresas pequenas, seus proprietários buscam resultados palpáveis ao invés de soluções para um futuro baseadas em projeções.
Assim, quando contratam uma consultoria, alguns procedimentos são adotados, como por exemplo ter plena noção do conhecimento que o consultor possui para que possa efetivamente ajudar a empresa; sendo que geralmente a pessoa que executa a consultoria é a mesma que a vendeu.
Ademais, por não estarem familiarizados com como se dá uma consultoria, buscam sempre profissionais que não apenas entendam do assunto, mas que passem segurança e todas as informações necessárias para que assimilem o processo e seu desdobramento. Isso é essencial para que sintam confiança de que a contratação é necessária e também de que servirá de algo para a MPE.
Para as MPEs, é preciso um acompanhamento mais aprofundado e próximo, sendo que, no que diz respeito aos relatórios a serem entregues ao final da consultoria, esses não podem se restringir a somente dar diagnósticos e recomendações, vez que isso seria muito abstrato para a empresa. Assim, além de fornecer o relatório, o consultor deve também acompanhar a implantação ou não de suas sugestões.
Isso é feito não apenas com o acompanhamento pós-relatório, mas também durante todo o processo, junto aos proprietários e funcionários, vez que a cooperação desses é fundamental para o sucesso de quaisquer implantações e mudanças.
Ao analisar o processo de consultoria para MPEs, vemos que a relação entre empresário e consultor é muito mais próxima e assim se faz necessária que haja confiança de ambas as partes para que o serviço seja bem executado e que o seu sucesso seja garantido.
Se faz necessário que o profissional contratado, além de possuir profundos conhecimentos de consultoria, saiba dessas peculiaridades das MPEs para que a satisfação do cliente seja garantida.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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