Em um país em que a maior parte das micro e pequenas empresas não consegue alcançar cinco anos de funcionamento, um dos principais questionamentos é: qual a importância de uma consultoria em uma MPE?
Não existe uma resposta pronta para tal pergunta. Antes de tudo, é necessário que se conheça o estágio em que a empresa se encontra e quais os aspectos necessitam ser revistos.
Identifica-se a situação atual no que diz respeito aos processos, comparando-as com aquilo que se almeja. É, então, estabelecido um plano de trabalho a ser seguido para que os objetivos sejam alcançados.
Pode-se dizer que o modelo é apresentado com base na situação real da empresa, e não em hipóteses. Decisões baseadas em dados concretos e não em achismos são capazes de sustentar uma empresa a longo prazo.
É de suma importância que o consultor consiga analisar todos os aspectos envolvidos na operação. Assim, traça-se um diagnóstico fiel e eficiente. Isso pode ser atingido através de uma avaliação isenta da situação em que a empresa se encontra, ressaltando que precisa ser feito para atingir os objetivos.
Para uma consultoria em MPE ser de fato efetiva, os procedimentos a serem seguidos são alguns. Entre eles: o diagnóstico, a revisão conceitual, reavaliação do planejamento estratégico e estruturação do negócio. Pode-se, ainda, acrescentar o acompanhamento do plano e a execução da estratégia.
Novamente, vemos a necessidade de um consultor experiente para que a análise seja feita corretamente, auxiliando a empresa em seus objetivos. É necessário que haja, além de conhecimento técnico, uma ampla visão de mercado para que a consultoria alcance os resultados almejados.
Precisando da ajuda de consultores experientes para alavancar seu pequena empresa? Fale com a Duplo Foco.