Papel do Consultor Empresarial

Papel do Consultor Empresarial

Já vimos a necessidade de uma boa consultoria em uma empresa, especialmente nas MPEs, para que possam melhor acompanhar o mercado e as mudanças pela qual sempre passa. Entretanto, tão fundamental quanto entender essa necessidade, é saber qual o papel do consultor em todo esse processo.
O consultor empresarial é quem irá agir na empresa trazendo as mudanças necessárias à empresa que assumiu ao contratá-lo a responsabilidade de auxiliar seus executivos no processo de decisões.
Assim, é necessário que o consultor seja um profissional íntegro, que tenha uma boa visão de mundo e amplo conhecimento do mundo dos negócios para que possa melhor orientar a empresa cliente.
Muito embora seja o consultor empresarial quem faz toda a análise da empresa e encontra as melhores alternativas a serem adotadas, é importante ressaltar que seu papel é de tão simplesmente apontar os pontos a serem melhorados e quais são as mudanças e/ou programas de implementação.
Não cabe ao consultor o poder de produzir essas mudanças, vez que o controle sobre as ações tomadas dentro da empresa cabe ao gerente ou proprietário: o consultor não possui controle direto sobre a empresa; apenas estuda a empresa e apresenta alternativas; sem decidir sobre elas ou sua implantação.
O consultor empresarial deve ser visto como um conselheiro da empresa. É alguém de fora, e como qualquer pessoa que não está no comando do empreendimento, não é dono ou gerente para colocar regras.
Ele estuda, analisa, sugere e acompanha. É a pessoa hábil a entender o panorama específico e geral da companhia e aconselha-la por tempo determinado

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?