Como os treinamentos de pessoas podem aumentar a produtividade da sua empresa?

Como os treinamentos de pessoas podem aumentar a produtividade da sua empresa?

Você sabia que empresas que investem em treinamentos de pessoas alcançam maiores índices de produtividade?
Neste artigo você vai descobrir de que modo isso ocorre.
De acordo com estudo elaborado pela ASTD (American Society for Training & Development), empresas que investem em treinamentos para suas equipes alcançam melhores resultados no que se refere à produtividade.
Tendo em vista que os colaboradores são um dos ativos mais importantes de uma empresa, o desenvolvimento de ações direcionadas para a gestão do capital humano provoca uma melhoria significativa na performance dos funcionários.
Como isso ocorre?
Explicamos, a seguir, de que modo os treinamentos de pessoas podem aumentar a produtividade da sua empresa.
Continue a leitura e saiba mais!
1. Qualificação dos colaboradores
Por meio dos treinamentos, sejam eles internos ou externos, torna-se possível lapidar as habilidades dos funcionários e qualificá-los para que realizem suas funções com mais autonomia, agilidade e assertividade.
Para tal, o gestor precisa ter clareza de quais pontos mais prejudicam o desempenho das equipes e planejar as capacitações a partir disso. Também é importante que o formato dos treinamentos esteja de acordo com a realidade da empresa.
Desse modo haverá um maior aproveitamento do potencial dos colaboradores. Vale comentar que os treinamentos também contribuem para a otimização dos processos, tanto gerenciais quanto operacionais, e, consequentemente, para a elevação do nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos para o cliente.
2. Aperfeiçoamento das relações interpessoais
A produtividade depende não apenas do grau de qualificação dos funcionários, mas também da capacidade de as equipes realizarem um bom trabalho em conjunto.
Os treinamentos de pessoas ajudam os departamentos a desenvolverem um maior senso de coletividade. Por meio deles, a pluralidade de perfis torna-se um fator de integração entre os membros, que, por meio da convivência e troca de experiências, aprimoram suas relações interpessoais ao longo das capacitações.
É importante ter em vista que as dificuldades que surgem ao longo desse processo variam de acordo com a quantidade de pessoas por departamento ou níveis de hierarquia, entre outros fatores.
Para tanto, novamente o gestor tem um papel fundamental, que é o de organizar bem as equipes e sempre buscar unir pessoas com diferentes características em prol das mesmas metas.
3. Maior comprometimento
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, empresas com mais engajamento são 21% mais produtivas e 22% mais lucrativas, além de possuírem um índice de absenteísmo 37% menor quando comparadas com organizações que apresentam menor porcentagem de colaboradores engajados.
Diante de tais dados, os treinamentos de pessoas se mostram como um poderoso aliado nessa construção do engajamento dos funcionários com suas tarefas, com a equipe e com a empresa.
Esse comprometimento tem relação direta com o tipo de tratamento que recebem por parte da empresa. Portanto, aproveite o momento das capacitações para estreitar relacionamento com os colaboradores e mostrar a importância do papel de cada um para o sucesso do negócio.
Também é indispensável desenvolver ações que gerem a sensação de pertencimento, isso aumenta o nível de lealdade do profissional em relação à organização, além de proporcionar uma experiência melhor para o seu cliente.
E então? Esse post foi útil para você? Está cheio de ideias a serem aplicadas nos treinamentos de pessoas da sua empresa? Então as coloque em prática agora mesmo e veja a produtividade da sua empresa aumentar substancialmente.
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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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