Como executar na prática o ciclo PDCA na sua empresa

Como executar na prática o ciclo PDCA na sua empresa

O que falta para você começar a executar na prática o Ciclo PDCA em sua organização? 

O D de PDCA vem do inglês “do”: fazer, executar. Uma vez elaborado o planejamento, é chegado o momento de colocar em prática o que foi ali determinado. É importante que tudo seja feito de maneira articulada e eficaz, para que os procedimentos criados não se percam.

Para que a execução seja bem feita, é necessária uma equipe competente e bem preparada. O que é atingido com um treinamento eficiente, que a habilite para executar as atividades com eficácia. Lembre-se sempre de que são as pessoas que fazem a empresa funcionar. Não adianta em nada ter uma série de regras e planos se esses não forem assimilados por todos.

Sessões grupais de treinamento são uma boa alternativa para implantar ou reciclar um procedimento, pois atingem várias pessoas de uma só vez e padroniza o que deve ser feito. Tal procedimento maximiza o investimento realizado, ao mesmo tempo que diminui a margem de erros. 

Já para atividades mais pontuais – ou novos funcionários em uma função, o treinamento pode ser feito no próprio local em que a atividade acontece. Independentemente do procedimento de treinamento adotado, não se pode perder de vista que não basta somente explicar, mas também ver o quanto ele foi compreendido, o que será feito na próxima etapa do Ciclo PDCA.

Quer aprender como implementar na prática o Ciclo PDCA em sua empresa e alavancar seus resultados? Conte com a Duplo Foco nesta jornada

 

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: