O que falta para você começar a executar na prática o Ciclo PDCA em sua organização?
O D de PDCA vem do inglês “do”: fazer, executar. Uma vez elaborado o planejamento, é chegado o momento de colocar em prática o que foi ali determinado. É importante que tudo seja feito de maneira articulada e eficaz, para que os procedimentos criados não se percam.
Para que a execução seja bem feita, é necessária uma equipe competente e bem preparada. O que é atingido com um treinamento eficiente, que a habilite para executar as atividades com eficácia. Lembre-se sempre de que são as pessoas que fazem a empresa funcionar. Não adianta em nada ter uma série de regras e planos se esses não forem assimilados por todos.
Sessões grupais de treinamento são uma boa alternativa para implantar ou reciclar um procedimento, pois atingem várias pessoas de uma só vez e padroniza o que deve ser feito. Tal procedimento maximiza o investimento realizado, ao mesmo tempo que diminui a margem de erros.
Já para atividades mais pontuais – ou novos funcionários em uma função, o treinamento pode ser feito no próprio local em que a atividade acontece. Independentemente do procedimento de treinamento adotado, não se pode perder de vista que não basta somente explicar, mas também ver o quanto ele foi compreendido, o que será feito na próxima etapa do Ciclo PDCA.
Quer aprender como implementar na prática o Ciclo PDCA em sua empresa e alavancar seus resultados? Conte com a Duplo Foco nesta jornada.