Como executar na prática o ciclo PDCA na sua empresa

Como executar na prática o ciclo PDCA na sua empresa

O que falta para você começar a executar na prática o Ciclo PDCA em sua organização? 

O D de PDCA vem do inglês “do”: fazer, executar. Uma vez elaborado o planejamento, é chegado o momento de colocar em prática o que foi ali determinado. É importante que tudo seja feito de maneira articulada e eficaz, para que os procedimentos criados não se percam.

Para que a execução seja bem feita, é necessária uma equipe competente e bem preparada. O que é atingido com um treinamento eficiente, que a habilite para executar as atividades com eficácia. Lembre-se sempre de que são as pessoas que fazem a empresa funcionar. Não adianta em nada ter uma série de regras e planos se esses não forem assimilados por todos.

Sessões grupais de treinamento são uma boa alternativa para implantar ou reciclar um procedimento, pois atingem várias pessoas de uma só vez e padroniza o que deve ser feito. Tal procedimento maximiza o investimento realizado, ao mesmo tempo que diminui a margem de erros. 

Já para atividades mais pontuais – ou novos funcionários em uma função, o treinamento pode ser feito no próprio local em que a atividade acontece. Independentemente do procedimento de treinamento adotado, não se pode perder de vista que não basta somente explicar, mas também ver o quanto ele foi compreendido, o que será feito na próxima etapa do Ciclo PDCA.

Quer aprender como implementar na prática o Ciclo PDCA em sua empresa e alavancar seus resultados? Conte com a Duplo Foco nesta jornada

 

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?