Vimos como construir um plano de marketing, mas e quais as reais vantagens de faze-lo? Ora, para se obter sucesso em seu negócio, é preciso que ele seja conhecido pelas pessoas corretas e gere vendas. Um bom plano de marketing faz esse papel e vimos que não é necessário ter grandes recursos para consegui-lo.
Quando se está começando, ou ainda buscando se estabelecer melhor no mercado, ter muitos clientes não necessariamente é sinônimo de sucesso. Ter poucos – e bons – clientes as vezes é melhor que uma demanda gigante. Esses poucos passam a ser fiéis e chamar outros interessados no mesmo produto/serviço. Além disso, garante um atendimento mais personalizado e satisfatório, o que, por consequencia, trará mais clientes fiéis e interessados. Menos é mais, qualidade ao invés de quantidade: um bom plano de marketing garante isso.
Além disso, para garantir que esse plano funcione e que esses clientes fiéis e interessados apareçam, é necessário ter o cuidado para que, ao chamar atenção ou despertar interesse, se passe as informações necessárias e detalhadas – mas sem exageros – para que o desejo e o consumo existam. Investir em embalagens interessantes ou campanhas inovadoras pode ser uma alternativa. Um bom nome aliado a um bom produto, com boa apresentação costumam ser sinônimo de sucessso. Foque no nicho que pretende atingir, não perca isso de vista. Veja como exemplos a Cacau Show, que segue uma linha de chocolates finos mas com apelo mais popular, com embalagens inovadoras e preços competitivos; e ainda a Häagen-Dazs, que queria se diferenciar no mercado de sorvetes e assim colocou um nome escandinavo para chamar atenção do consumidor.
Uma vez que tenha conseguido atingir a atenção e interesse necessários, descomplique o processo de compra. Clientes que coneguem finalizar uma compra de maneira simples, sem enfrentar stress de estacionamento, filas ou atendimento fraco, costumam voltar – e melhor: recomendar – a empresa que frequentou. Ter clientes fiéis é mais simples que se pensa; basta ter disciplina e planejamento para garantir uma boa experiência de vendas. Clientes bem atendidos e com suas expectativas atingidas/superadas recomendam o serviço para outros que possuem o mesmo perfil e interesse. Ter clientes apóstolos é fundamental para se construir uma boa marca; vide a Apple, que é o que é por ter pessoas que a consomem e divulgam como a ultima maravilha do mundo para os demais.
Foco no que deseja atingir é o ponto principal aqui. Faça um bom planejamento dentro daquilo que pode, sem estourar o orçamento e com resultados visíveis. Basta ter bem claro o que pretende e como pretende. O uso da ferramenta AIDALA é de grande valia nesse processo.