O planejamento comercial é fundamental para toda empresa, pois serve como guia para que esta não abandone o mercado, por não ter a estrutura necessária para crescer e se manter conforme as exigências determinada por ele.
Em sua formulação, primeiramente, deve-se listar os objetivos centrais e os prazos a serem alcançados. É válido ressaltar que estes quando estipulados devem se embasar em possibilidades reais.
Feito a primeira parte (objetivos e prazos), o foco é o desenvolvimento dos envolvidos para que este seja alcançado. O planejamento atual em dois ambientes: o interno e o externo. É importante começar a reparar os erros dentro da empresa para que entre em harmonia e assim possa olhar para o externo.
Dentro da empresa, existem tópicos que devem ser tratados com muito cuidado e precisão, como por exemplo: diagnostico, formação de equipe, treinamento, adequação de praças, critérios de desempenho, monitoramento e reuniões de venda.
No caso do diagnostico, sua importância se revela na medição de distância entre a realidade que a empresa se encontra e o seu objetivo final, através desse, a companhia consegue analisar com maior profundidade seu estado real.
O ambiente externo é mais amplo que o interno, pois engloba não só a concorrência como os clientes e o contexto cultural, podendo assim direcionar o seu produto para o publico certo.
Ambos os ambientes devem ser trabalhados com cautela, um pequeno erro pode gerar uma repercussão não desejada. Por isso é recomendado que na formação e execução de um planejamento comercial, uma consultora de confiança seja contactada para dar suporte a organização.