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26 de junho de 2018

Como conhecer o seu mercado de atuação pode dobrar as suas vendas?

Como conhecer o seu mercado de atuação pode dobrar as suas vendas?

Quer dobrar as suas vendas? Então conheça profundamente o seu setor de atuação e potencialize as chances de tomar decisões mais lucrativas.

Você sabia que não conhecer o seu setor de atuação é um dos maiores erros que a sua empresa pode cometer? Por quê? Eis o motivo: o mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo.

A todo momento surgem concorrentes e não apenas o comportamento dos consumidores mudou, mas hoje eles têm novos anseios e novas demandas.

Essas constantes mudanças exigem das empresas ações assertivas e bem direcionadas.

Ou seja, se a sua companhia estiver operando a partir de conhecimento desatualizado, obviamente isso vai impactar negativamente nas vendas.

Tendo isso em vista, veja a seguir como conhecer melhor o seu setor de atuação e descubra de que maneira tais informações mercadológicas podem dobrar as suas vendas. Confira!

1. Conheça o seu cliente

Investigue o perfil do seu público-alvo para saber quais são os comportamentos, metas e motivações da sua clientela.

Para tal, procure fazer perguntas que irão identificar as principais necessidades e dores do consumidor. A partir disso, você poderá se utilizar de todo o potencial do seu produto, moldá-lo de acordo com as expectativas do cliente, escolher os canais de comunicação mais eficazes e oferecer um atendimento de acordo com o esperado.

Vale lembrar que essa estratégia se aplica não apenas para os clientes atuais, mas também para ex-clientes e leads. Dessa maneira torna-se possível ampliar a carteira de clientes e, consequentemente, dobrar as suas vendas.

2. Analise a concorrência

Tenha clareza de quem são os seus principais concorrentes. Graças à internet, hoje é possível fazer o monitoramento do comportamento das marcas adversárias.

Dessa forma você sempre estará um passo a frente, pois poderá investir em inovações e se utilizar do benchmarking, que é o processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais com o intuito de aplicar na sua empresa as melhores práticas da concorrência, bem como detectar possíveis falhas para não incorrer no mesmo erro.

Essa tática também contribui para o desenvolvimento de uma visão sistêmica a respeito do seu mercado de atuação, pois você ficará por dentro da média de preços, padrões de qualidade, tecnologias em alta, variedade do que está sendo ofertado, perfis dos fornecedores, etc.

3. Agregue valor a sua marca

Já parou para se perguntar quanto o cliente está disposto a pagar pelo seu serviço ou produto?

Esse questionamento traz à tona duas palavras importantes: preço e valor.

Indiscutivelmente, a precificação é uma etapa importante, pois está atrelada aos custos de produção.

Calcule as despesas da empresa e a partir disso defina o preço mínimo para não ter prejuízos. Se possível, busque ferramentas que irão ajudá-lo a desenvolver um sistema de gestão eficiente, capaz de monitorar tais dados constantemente.

Já o valor é um conceito subjetivo e se refere à percepção que o consumidor tem do custo-benefício do produto ou serviço que a empresa oferece.

Algumas formas de agregar valor é cuidar da imagem da sua marca, bem como da aparência e estilo dos produtos. É importante também investir em logística e estar sempre em interação com os clientes.

Por fim, é importante ressaltar que, ao conhecer profundamente o seu mercado de atuação, torna-se possível explorar as oportunidades e tendências e, inevitavelmente, dobras as suas vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio.

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