Como conhecer o seu mercado de atuação pode dobrar as suas vendas?

Como conhecer o seu mercado de atuação pode dobrar as suas vendas?

mercado de atuação
Você sabia que não conhecer o seu setor de atuação é um dos maiores erros que a sua empresa pode cometer? Por quê? Eis o motivo: o mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Quer dobrar as suas vendas? Então conheça profundamente o seu setor de atuação e potencialize as chances de tomar decisões mais lucrativas.

Conhecendo seu mercado de atuação

A todo momento surgem concorrentes e não apenas o comportamento dos consumidores mudou, mas hoje eles têm novos anseios e novas demandas.
Essas constantes mudanças exigem das empresas ações assertivas e bem direcionadas.
Ou seja, se a sua companhia estiver operando a partir de conhecimento desatualizado, obviamente isso vai impactar negativamente nas vendas.
Tendo isso em vista, veja a seguir como conhecer melhor o seu setor de atuação e descubra de que maneira tais informações mercadológicas podem dobrar as suas vendas. Confira!

1. Conheça o seu cliente

Investigue o perfil do seu público-alvo para saber quais são os comportamentos, metas e motivações da sua clientela.
Para tal, procure fazer perguntas que irão identificar as principais necessidades e dores do consumidor. A partir disso, você poderá se utilizar de todo o potencial do seu produto, moldá-lo de acordo com as expectativas do cliente, escolher os canais de comunicação mais eficazes e oferecer um atendimento de acordo com o esperado.
Vale lembrar que essa estratégia se aplica não apenas para os clientes atuais, mas também para ex-clientes e leads. Dessa maneira torna-se possível ampliar a carteira e, consequentemente, dobrar as suas vendas.

2. Analise a concorrência

Tenha clareza de quem são os seus principais concorrentes. Graças à internet, hoje é possível fazer o monitoramento do comportamento das marcas adversárias.
Dessa forma você sempre estará um passo a frente, pois poderá investir em inovações e se utilizar do benchmarking, que é o processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. O intuito é aplicar na sua empresa as melhores práticas da concorrência, bem como detectar possíveis falhas para não incorrer no mesmo erro.
Essa tática também contribui para o desenvolvimento de uma visão sistêmica a respeito do seu mercado de atuação, pois você ficará por dentro da média de preços, padrões de qualidade, tecnologias em alta, variedade do que está sendo ofertado, perfis dos fornecedores, etc.

3. Agregue valor a sua marca

Já parou para se perguntar quanto o cliente está disposto a pagar pelo seu serviço ou produto?
Esse questionamento traz à tona duas palavras importantes: preço e valor.
Indiscutivelmente, a precificação é uma etapa importante, pois está atrelada aos custos de produção.
Calcule as despesas da empresa e, a partir disso, defina o preço mínimo para não ter prejuízos. Se possível, busque ferramentas que irão ajuar a desenvolver um sistema de gestão eficiente, capaz de monitorar tais dados constantemente.
Já o valor é um conceito subjetivo e se refere à percepção de que o consumidor tem o custo-benefício do produto ou serviço que a empresa oferece.
Uma forma de agregar valor é cuidar da imagem da sua marca, bem como da aparência e estilo dos produtos. É importante, também, investir em logística e estar sempre em interação com os clientes.

Mercado de atuação na prática

Por fim, é importante ressaltar que, ao conhecer profundamente o seu mercado de atuação, torna-se possível explorar as oportunidades e tendências e, inevitavelmente, dobrar as suas vendas, aumentando a lucratividade do seu negócio.
Quer descobrir outras maneiras de alavancar a administração da sua empresa? Entre em contato conosco

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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