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Perfil do Cliente

A Rocie, tradicional empresa importadora e inovadora, com seus lançamentos de produtos sempre inovadores, atuante no varejo nacional, fundada em junho de 1998 tem como foco criar conceitos e não apenas produtos com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores em adquirir presentes, utilidades e artigos de decoração em geral com qualidade e preços acessíveis a todos os consumidores.

Em pouco tempo surgiram as marcas “Wincy Casa”, “WinPaper”, “RedStar”, “WincyNatal”; “My GLíder em vários segmentos em que ela atua, a Rocie é referência de tendência no mercado brasileiro. Pautada na ética e no compromisso sustentável, tem investido nos últimos anos em logística, treinamento e gestão de pessoal.
Possuí ShowRooms no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre e modernos Centro de Distribuição onde opera com volume expressivo de movimento de produtos importados para o atendimento dos grandes varejistas do Brasil.

objetivo

Recrutamento e Seleção

Tempo de projeto

2 meses

Oportunidade Detectada

A organização por trabalhar com muitos produtos, há a necessidade de se operar com centros de distribuição, que é um local — não necessariamente próximo ou que funciona na sede da empresa — que tem como finalidade principal receber, armazenar e distribuir produtos e materiais. Geralmente, a localização dos centros de distribuição é estratégica.

Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e cujas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal.

E necessariamente estas operações nestes CDs, requerem muita mão de obra tendo como uma das principais características, o ‘turn-over” , ou seja, uma alta rotatividade de pessoal.

A alta rotatividade é um dos principais desafios do varejo. Pesquisas revelam que o número de pessoas que trocam de emprego no ramo de bens e serviços só aumenta, o que afeta diretamente a qualidade do atendimento prestado ao público. As causas apontadas por especialistas são as mais variadas, mas o salário pouco atrativo e a falta de perspectivas de crescimento dentro da empresa são os principais fatores para que ocorra o chamado turnover - que consiste na alta rotatividade de funcionários.

Até o ano passado, poucas empresas estavam demitindo, e a rotatividade acontecia por iniciativa dos funcionários. Agora, a estratégia inclui a substituição de um trabalhador que ganhe um determinado patamar salarial por outro que custe menos, por exemplo. "Em 2015, a atividade econômica diminuiu bastante, o que levou todos os setores a dispensar colaboradores. No varejo, isso chega a 30% da força de trabalho", destaca Securato Junior, afirmando que o segmento vive um "momento crítico."

Com este retrato, a Duplo Foco, foi contratada para auxiliar e desenvolver processos de recrutamento e seleção no Grupo Rocie nos seus Cds.

A senioridade e as competências organizacionais de nossa empresa, puderam ajudar diretamente na realizações de R&S e contratações demandadas por este grande grupo de empresas do varejo nos seus CDs.

Ação de Melhoria

Conhecedores desta característica do grande giro de M.O, os profissionais da Duplo Foco, se dedicaram a entender profundamente o negócio do Grupo Rocie e suas operações nos Cds, assim como as principais demandas das vagas e suas perfis.

Definimos junto à área de RH as técnicas de recrutamento e seleção que iríamos aplicar e com um planejamento bem consolidado, a próxima etapa foi a execução dos processos: Divulgação da vaga, Recepção de currículos, Entrevistas por telefone, Análise comportamental, Dinâmicas de grupo, Entrevista individual, Proposta para o candidato e o envio do parecer do candidato ao gestor solicitante da vaga.

Tivemos sim a oportunidade de propor e aceitação de procedimentos detalhados como melhorias e ampliação das descrições de cargos, procedimentos e meios para publicações automáticas das vagas resultando em melhorias na agilidade e assertividade dos processos de R&S.

Resultado

Após nosso trabalho de dois meses, realizamos os processos de R&S com contratações efetivadas para 19 posições sendo elas:
Estoquista- 3 vagas com procedimentos Anúncio, triagem e agendamento e entrevistas.
ASG- 3 vagas com procedimentos Anúncio, triagem e agendamento e entrevistas.
Auxiliar de Logística- 7 vagas com procedimentos Anúncio, triagem e agendamento e entrevistas.
Recepcionista- 1 vaga com Triagem e agendamento.
Assist de Informática- 1 vaga com Anúncio (2), triagem, agendamento, entrevistas e encaminhamento ao gestor.
Atendente de Showroom- 1 vaga com anúncio, triagem e agendamento e entrevistas.
Aux Logística PCE- 1 vaga com anúncio, triagem e agendamento e entrevistas.
Conferente- Triagem de CVs para Assist. Log. Anúncio.
Supervisor de Logística- 1 vaga com anúncio, Triagem de CVs recebido para assist.log. Agendamento, entrevista, encaminhamento ao diretor. Nova triagem de CVs recebidos para Gerente Log e entrevistas. Gestora finalizou processo de contratação.