Loading...
28 de setembro de 2012

5S – Conclusão

Como vimos, não apenas a filosofia dos 5S, mas sua prática, no dia a dia são de fácil compreensão e, apesar de demorar um pouco para que seja totalmente absorvida por todos, é o método mais eficiente de se alcançar bons resultados.
Não basta entretanto somente mostrar que ela existe e expor seus motivos e sistemas. Para que ela realmente se torne parte da cultura da empresa, é preciso que cada um faça sua parte, lembrando que o exemplo sempre vem de cima. Gerentes, sócios e proprietários devem ser os primeiros a compreender e mais que isso, viver os 5 sensos. Dando o exemplo e mostrando que é possível e os resultados que sua aplicação traz, faz com que todos colaboradores acreditem e os utilizem.

Grandes empresas como HP ou Boeing, lançaram mão dos 5S para melhorar seu desempenho e produtividade, e isso foi realmente alcançado, pois conseguiram obter níveis de qualidade elevados, funcionários bem treinados em pouco tempo, menos reclamações por parte dos clientes, maior segurança e desempenho e maior qualidade da produção.

Vemos assim que por mais que pareça uma filosofia simples – e é – ela auxilia e muito as empresas em melhorar sua performance, tanto interna como externamente. Ter um local de trabalho eficiente e organizado traz isso.

Simples atitudes podem mudar sua empresa para melhor. Não acha que está na hora de rever tudo o que funciona ou não nela para atingir seus maiores objetivos?

%d blogueiros gostam disto: