Loading...
1 de agosto de 2012

5º Força de Porter – Qual é o poder de barganha dos clientes?

Após ver a influência que o mercado, concorrentes, produtos e fornecedores podem exercer sobre seu negócio, chegamos à 5ª Força de Porter: o poder de negociação/barganha dos clientes.

 

Bem sabemos que o cliente possui o poder de influenciar o mercado, através da procura por produtos ou serviços de melhor qualidade, bem como por preços mais competitivos.

 

É só observar o nosso comportamento como consumidor: pequisamos preços, fazemos orçamentos em diferentes lugares, comparamos qualidade, atendimento, pós-venda… Queremos sempre o melhor pelo menor preço, e assim buscamos negociar, barganhar com as empresas que oferecem aquilo que precisamos.

 

Desse modo, vemos que o cliente possui sim uma grande influência nas empresas que busca contratar. É através desse comportamento, de negociar que acaba por acirrar a competição entre concorrentes: acaba “forçando” esta ou aquela empresa a se adequar às suas necessidades para que não perca o negócio.

 

É preciso observar os diferentes grupos de compradores, pois cada um  possui características próprias quanto ao volume e importância de suas compras em relação ao mercado total em que se está inserido. Isso não pode passar despercebido, pois acabará por determinar o futuro do seu negócio perante não apenas a concorrência, mas em relação os próprios consumidores.

Quer receber mais informações gratuitas que irão te ajudar na administração da sua empresa?

Deixe seu nome e email no formulário abaixo e receba conteúdos exclusivos

%d blogueiros gostam disto: