Como elaborar um Plano de Marketing – Parte 2

Como elaborar um Plano de Marketing – Parte 2

Uma vez compreendido o mecanismo da ferramenta, é preciso coloca-la em prática. AIDALA se divide em duas etapas: primeiro se determinará qual é o posicionamento do seu negócio e, posteriormente – com base nessas respostas – será determinado o planejamento de marketing e vendas em si.
Na primeira etapa então, há duas perguntas que devem ser respondidas com base no critério de posicionamento da marca: qual o perfil de cliente desejado pela empresa e como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo. Deve-se então pensar em cada um desses pontos e anotar considerações importantes para que fique bem determinado qual é o posicionamento do seu negócio.
Vamos então tratar de cada um desses pontos a serem pensados.
Ao se definir qual o perfil de cliente desejado pela empresa, devemos levar em consideração diversos aspectos relativos à empresa, seus produtos e serviços e como se pretende que eles sejam vistos/consumidos e por quem. Há determinada fatia do mercado, determinado nicho que se pretende atingir em específico?
Caso isso seja um objetivo de sua empresa ou produto, é preciso então determinar se faz ou não sentido priorizar os esforços de venda para esse determinado perfil de cliente. Se deseja atingir os que moram ou trabalham próximo de sua empresa, se o nicho é determinado gênero, faixa etária ou classe social.
Tudo isso é determinante para que se possa entender quem se quer atingir e, posteriormente como isso será feito. Deve-se então nesse momento levantar todos pontos que considere importante para especificar esse público alvo. Todo e qualquer detalhe pode ser determinante para mais à frente elaborar a estratégia e plano de marketing.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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